mesmo a Matemática moderna, é uma ciência na sua infância."
(A. N. Whitehead)
Essa é a conclusão que Seth Lloyd nos fornece em seu livro - 'Programming the Universe'. E se você deseja saber mais sobre os princípios da computação e da computação quântica, esse livro muito irá agradá-lo.
Eu tenho lido sobre várias teorias envolvendo o surgimento do universo físico e outros temas referentes ao 'existencialismo'. E esse livro do Seth Lloyd é muito interessante, pois aborda a possibilidade do universo ser um enorme computador quântico.
O livro faz um resumo bem descritivo sobre as teorias envolvendo o universo físico(Big Bang, Modelo Padrão, etc) e as teorias por trás da computação clássica e computação quântica. Na parte final, ele soma tudo para tentar descrever que o que existe no universo físico pode ser visto como 'informação' e que a entropia existente nos sistemas complexos pode ser bem descrita pela computação quântica.
Vale a pena a leitura.
No entanto, minha opinião é que há grandes falhas nos argumentos de Seth Lloyd. e tentar forçar a barra em algumas questões chega a ser deplorável. Uma delas que eu achei bem forçada é o autor dizer que o um (1) vem do zero (0) e que as coisas podem ter vindo do nada. Um conceito bem estranho, beirando o esotérico.
O zero é um número que intrigou os matemáticos durante eras, pois é um conceito difícil de entender. Para se ter uma ideia, podemos dividir o 1 por 2 e teremos um número real(0.5), mas se tentarmos dividir o número 0 por 2, o que teremos?
Qualquer operação básica que fizermos com o número zero passamos a ter resultados 'irreais'. De modo que é preciso ter cuidado ao se manusear o zero.
Em outros casos Seth Lloyd apresenta argumentos que não são nenhum pouco lógicos e nem reais, como a questão envolvendo 'macacos digitadores'. Eu considero isso uma bobagem de primeira. Basta fazer um desafio pra se ver que executar um programa envolvendo entropia(randomização) e ordem é bem mais complexo do que escrever sobre essas questões. Tente quebrar algoritmos de criptografia pra você ver como a entropia pesa em muitos casos.
Então, um macaco digitar toda uma obra de Shakespear é falácia. Usando a mesma lógica do teorema do macaco infinito é possível conjecturar a possibilidade de existir qualquer coisa.
Então, recomendo muito cuidado ao verem algumas 'provas' matemáticas por ai. É possível provar absurdos usando a matemática e nesse ponto o livro se perde, pois usa essas analogias para tentar convencer conceitos que poderiam até ficar em abertos.
Ainda estamos engatinhando em computação e no futuro os computadores deverão ser bem diferentes dos que temos hoje. A computação quântica deve se tornar realidade e com ela vai ser possível computar problemas que nem sequer imaginamos. Então, seria o universo um enorme computador quântico?
Acho que em breve teremos maiores condições de chegar a resultados conclusivos a respeito disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.