segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Mahabharata e simulation hypothesis

"Quando a mente e intelecto permanecem cego, eles dão a luz a centenas de desejos cegos 

que atormentam e destrói nossa vida". (Mahabharata)


Uma verdeira epopéia que narra a luta entre dois povos, mas que pode ser entendido de diversas formas diferentes.


Wiliam Buck escreveu uma versão reduzida do Mahabharata, que é uma história indiana que dentre outras coisas narra a guerra entre dois povos (Pandavas e Kauravas) num passado remoto. O livro original contém ainda o Bhagavad-Gita (um clássico de sabedoria), mas nesse versão de William Buck, essa parte foi excluída.

O objetivo dessa versão é manter o texto mais objetivo e reduzido, mas sem perder a qualidade e mantendo as principais histórias.

Há um filme, dirigido por Peter Brook que tem tenta colocar algumas das partes dessa epopéia na tela.

Quem desejar assistir, pode ver no link abaixo:

https://youtu.be/oyUn02yr1TE


Mas o que me chamou a atenção é visualizar mentalmente as batalhas como se fossem batalhas em jogos de ação. Isso mesmo! Não dá pra dissociar o conhecimento que temos hoje de jogos digitais e as várias descrições de batalhas sobrenaturais em livros clássicos como o Mahabharata.

Há uma batalha entre Arjuna e Karna que demonstra claramente a possibilidade da Hipótese da Simulação se aplicar a esse caso. Tem um filme indiano que ilustra isso:

https://youtu.be/M8Rx7wRRpzg



Antes de simplesmente descartar esses  clássicos, como apenas mito ou livro de aventuras, vale analisar sob a ótica do questionamento:

- Tais batalhas ocorreriam em um jogo de vídeo game? 

Fica aí a reflexão. 

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