"Quando a mente e intelecto permanecem cego, eles dão a luz a centenas de desejos cegos
que atormentam e destrói nossa vida". (Mahabharata)
Uma verdeira epopéia que narra a luta entre dois povos, mas que pode ser entendido de diversas formas diferentes.
Wiliam Buck escreveu uma versão reduzida do Mahabharata, que é uma história indiana que dentre outras coisas narra a guerra entre dois povos (Pandavas e Kauravas) num passado remoto. O livro original contém ainda o Bhagavad-Gita (um clássico de sabedoria), mas nesse versão de William Buck, essa parte foi excluída.
O objetivo dessa versão é manter o texto mais objetivo e reduzido, mas sem perder a qualidade e mantendo as principais histórias.
Há um filme, dirigido por Peter Brook que tem tenta colocar algumas das partes dessa epopéia na tela.
Quem desejar assistir, pode ver no link abaixo:
https://youtu.be/oyUn02yr1TE
Mas o que me chamou a atenção é visualizar mentalmente as batalhas como se fossem batalhas em jogos de ação. Isso mesmo! Não dá pra dissociar o conhecimento que temos hoje de jogos digitais e as várias descrições de batalhas sobrenaturais em livros clássicos como o Mahabharata.
Há uma batalha entre Arjuna e Karna que demonstra claramente a possibilidade da Hipótese da Simulação se aplicar a esse caso. Tem um filme indiano que ilustra isso:
https://youtu.be/M8Rx7wRRpzg
Antes de simplesmente descartar esses clássicos, como apenas mito ou livro de aventuras, vale analisar sob a ótica do questionamento:
- Tais batalhas ocorreriam em um jogo de vídeo game?
Fica aí a reflexão.
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