apressam a autodestruição do homem."
(Textos Judaicos)
Misha Glenny vem escrevendo alguns livros sobre criminosos que nos fazem conhecer um pouco os meandros da marginalidade. Recentemente, escreveu um sobre um famoso traficante carioca. Mas nesse post, vamos abordar um pouco sobre outro livro dele, dessa vez, descrevendo cibercrimes.
Em "Mercado Sombrio - o cibercrime e você", Misha Glenny cobre fatos envolvendo cibercrime em diversos países, tais como Turquia, Rússia, Ucrânia, Inglaterra, Alemanha etc. Mas o que ele define como sendo Cibercrime?
Crimes envolvendo a internet existem de diversas formas. Vão desde vandalismo, stalking, espionagem, sabotagem, fraudes, etc.
Misha Glenny aborda a questão das fraudes envolvendo cartões de crédito. Essas fraudes são muito populares, mas durante a década de 2000, existiam grandes grupos de fraudadores que usavam sites para movimentarem todo um mercado de fraudes, que ia desde a venda de número de cartões de créditos até mesmo a venda de máquinas de captura de dados de cartão(conhecidos como chupa-cabras, no Brasil).
Além de abordar o lado criminoso por entrevistar vários desses criminosos, Misha Glenny também aborda o lado defensivo, policial. É interessante ver as dificuldades que as autoridades policiais enfrentaram para poderem capturar e condenar alguns desses criminosos.
Esse livro, completa bem outro livro escrito por Kevin Poulsen chamado 'Kingpin: How One Hacker Took Over the Billion-Dollar Cybercrime Underground', que conta a história de um profissional de segurança da informação que se tornou criminoso e roubou milhares de dólares(o livro fala em cifras astronômicas que ele poderia ter tido acesso, mas não teve) em fraudes envolvendo cartão de crédito.
Ambos os livros mostram os conflitos envolvendo gangues de fraudadores e o modus-operandi de muitos desses grupos.
Hoje, vivenciamos algo diferente com a existência de DeepWeb. Mas o Cibercrime continua forte e continua fazendo muitas vítimas.
Ocorreram melhorias na segurança dos cartões de crédito em si, mas pouco ainda é feito com os dados armazenados em lojas virtuais. Existe um padrão de segurança na industria de cartões denominado PCI-DSS, que promove auditorias e recomendações que visam aumentar a segurança das lojas,empresas, etc que usam cartões de crédito. No entanto, a indústria de manuseio de cartões de crédito ainda não alcançou um nível aceitável de segurança.
Esses livros servem para ilustrar como os fraudadores conseguem estar a frente das medidas de segurança adotadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.