sexta-feira, 17 de março de 2017

Computadores e Inteligência

"Sempre haverá mais ignorantes que sabedores,
 enquanto a ignorância for gratuita e a ciência
 dispendiosa."
                                           (Marquês de Maricá)

Existem gênios que preveem o futuro de modo brilhante. Alan Turing é um perfeito exemplo desse tipo. Ele visionou todo um ramo de Inteligência Artificial, numa época de total ceticismo e ignorância quanto ao uso de computadores.






Ao ler o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do Alan Turing, fiquei admirado com a visão futurística dele em relação a Inteligência Artificial. Esse artigo foi publicado na revista Mind em 1950 e descreve dentre outras coisas como uma máquina pode demonstrar comportamento inteligente.

Nesse artigo, há uma parte  onde Turing descreve um possível processo de aprendizado de máquina utilizando conceitos como gratificação(reward) e punição. Interessante ver que em vários algoritmos de machine learning atuais esse mesmo processo é empregado. Ele fala ainda sobre aprendizado por reforço, possibilidade de uma máquina pensar e etc.

É nesse artigo que ele aborda a questão do 'Jogo da Imitação' que serve de base para o tão famoso 'Teste de Turing'.

Uma versão completa em EPUB pode ser baixada em:

http://indi.frih.net/books/turing-computing-machinery-and-intelligence/

Em PDF, pode-se baixar em:

http://orium.pw/paper/turingai.pdf

Então, se você se interessa pela história da inteligência artificial como um ramo científico, vale a pena ler esse documento e comparar com a realidade que vivenciamos hoje nesse campo, após mais de 67 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.