É um ato de crueldade que o ator inflige a si mesmo.
Essa crueldade tem a ver com a lucidez
e isso é algo de muito temível."
(Jeanne Moreau)
Há alguns filmes que conseguem nos marcar para sempre. Seja por conta de uma cena, frase ou atuação que nos leve a refletir sobre nossa situação na vida. Waking Life com seus diálogos inteligentes é um dos poucos filmes que conseguem tocar e levar todo tipo de pessoa à reflexão.
Ambientado em um sonho, os diálogos desse filme exprimem vários pensamentos da filosofia ocidental que tornam o exercício de reflexão uma verdadeira angústia existencial. O filme questiona o mundo em que vivemos, as relações entre pessoas, os anseios e desejos oníricos e mais ainda.. Esse filme nos faz questionar a nossa realidade!
Se você é um dos que gosta de estudar realidades alternativas, universos paralelos, matrix, existencialismo e interpretação de sonhos, vai achar esse filme muito legal.
Trata-se de uma aventura muito legal com pensamentos profundos sobre nossa existência.
E pegando um gancho nesse post, vou recomendar um livro excelente de introdução ao existencialismo escrito por João da Penha intitulado "O que é existencialismo".
Esse livro aborda bem quais foram os principais filósofos dessa corrente de pensamento e toda a polêmica gerada pela obra de Sartre (comentarei mais num futuro próximo).
Vale muito a pena como um texto introdutório, pois cita várias referências que podem orientar quem deseja se aprofundar nessa temática.
Umas das ideias que mais admiro no pensamento existencialista é o conceito de responsabilidade, onde o indivíduo é responsável por suas ações. Tanto o filme como o livro citados abordam bem essa questão.
Fica ai mais uma dica pra quem deseja refletir sobre a sua existência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.