a chuva irá entrar na casa; assim a cobiça facilmente
entra na mente, se ela é mal treinada
ou está fora de controle."
(Sakyamuni).
Amit Goswami é um famoso físico indiano com diversos livros publicados que tem como objetivo a divulgação de uma espécie de misticismo quântico. Como um verdadeiro guru, ele tem escrito livros que servem como base para um tipo de religião que ele considera como sendo científica.
Em sua obra - O Ativista Quântico - Goswami aborda diversos temas tentando entrelaçá-los com as teorias que ele diz serem ideais para solucionar os problemas da humanidade.
Fala sobre chacras, fenômenos de não localidade, expansão da consciência, métodos para aumentar a inteligência, curas e soluções de problemas da humanidade tais como terrorismo, guerras religiosas, etc.
Eu havia lido outra obra de Goswami - O Universo Autoconsciente - um livro mais focado em física quântica e consciência, e menos em misticismo quântico. E tinha achado bem legal. Mas ao ler essa obra - o ativista quântico, vi que ele não é tão sábio quanto imagina ser. Na verdade, percebi claramente que o conhecimento dele é muito limitado. E assim como muitos "gurus", ele termina passando a sensação de que acha que o mundo gira a redor de si.
Vou destacar alguns pontos.
Primeiro, o conceito de democracia dele é pífio! Ele acredita que o modelo americano, de apenas dois partidos políticos e sem nenhum pluralismo é realmente uma democracia, sendo que qualquer estudioso sabe que os Estados Unidos nunca foi uma democracia e nem deve ser citado como modelo democrático.
Segundo, Goswami nutre um preconceito com pobres digno de um membro de uma casta indiana. Ele acredita que os pobres são preguiçosos. Isso demonstra uma total falta de conhecimento, onde ele não enxerga que a classe trabalhadora(quem mais trabalha) é composta de pobres!
Terceiro, a aplicação da física quântica para solucionar problemas sociais leva em conta a experiência quase zero do autor em relações internacionais, solução de conflitos e teoria dos jogos. Não ha como ler essas soluções propostas e não pensar que o autor se encontra num mundo diferente do que vivemos, talvez numa ilha da fantasia ou terra do nunca.
Não vou entrar no mérito se ele é um charlatão ou lhe falta muito conhecimento sobre visões diferentes e mais reais dos problemas mundiais. Goswami faz parte de uma classe de gurus que por ter um diploma em física acha que tem conhecimento superior aos demais e termina cometendo os mesmos erros que muitos gurus cometem, olhar para o seu pequeno mundo e achar que sabe de tudo não só no mundo todo, mas no universo todo.
Não sei se recomendo essa leitura, mas a dica que deixo é sempre ler esses livros com a mente aberta, mas também lembrar que nenhum ser humano tem uma solução para os grandes problemas da humanidade. Até porque não existe solução simplista para grandes problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.