segunda-feira, 3 de julho de 2017

HQs: Batman - Asilo Arkhan e Preacher

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos
   por aqueles que não podiam escutar a música."
                                                                Friedrich Nietzsche


Considerada como a nona arte, as histórias em quadrinhos (HQs) ativam nossa imaginação e ao mesmo tempo nos fazem refletir profundamente sobre assuntos importantes.

Grant Morrison escreveu diversas histórias para HQs e uma do Batman merece estar entre as mais loucas e bem feitas obras de arte.




Em "Batman - Arkhan Asilo", Grant Morrison (em breve, falarei sobre Os Invisíveis) demonstra todo o lado sombrio que a loucura presente em cada um de nós pode fazer emergir. 

O coringa é um verdadeiro arquétipo do demônio zombador capaz de levar qualquer um a fazer coisas insanas, de perder a cabeça.

Nessa HQ, Morrison descreve a história do fundador do manicômio e a triste realidade que cerca pessoas mansas de pessoas violentas. E como a necessidade de justiça pode levar pessoas calmas a praticar crimes ou mesmo assassinatos.

No mundo em que vivemos, não é fácil manter uma sanidade. A correria do dia-a-dia, aliada as injustiças e a violência podem fazer uma pessoa de bem se tornar fria, bruta e até mesmo assassina.

Essa mudança de comportamento também é bem descrita no volume 1 de Preacher - A Caminha do Texas.




Trata-se de outra HQ muito famosa da década de 1990, que aborda a questão de um homem à procura de Deus, mas não para se converter, e sim para responsabilizar a Deus por toda a loucura e o mal presentes no mundo.

Bastante violenta, essa HQ questiona a possibilidade de Deus ter abandonado a humanidade e com isso o caos imperar em cada cidade ou local onde há humanos. Isso relembra ao conceito do Deus Demiurgo presente em alguns círculos gnósticos.

Particularmente, eu não acredito nessa visão de Deus. No entanto, a HQ tem algumas questões interessantes e como muitas outras, aborda a questão da justiça ou injustiça no mundo. Além de mostrar que os seres humanos são efêmeros.

Aos que gostam de HQs, tratam-se de dois clássicos que devem ler lidos e apreciados. Os desenhos no Batman - Asilo Arkhan são magistrais. Uma verdadeira obra de arte a la Salvador Dali.

Diferente da leitura de um livro, HQs devem ser apreciadas com calma e seus desenhos devem ser bem compreendidos. Muitas vezes, há detalhes nos desenhos que contém ensinamentos e explicam histórias, até mesmo há histórias paralelas nesses detalhes. 

Então, recomendo a apreciação dessas HQs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.