Lavínia Lins
Imagine uma década de atividades hackers como invasão de computadores, acesso a informações privilegiadas e a servidores de grande porte sendo executadas com grande facilidade. Como analistas de segurança poderiam proteger seus sistemas? O que fazer para rastrear e detectar a origem de invasores?
Bem vindo ao mundo de Clifford Stoll e sua caça por hackers alemães.
The Cuckoo's Egg é um livro que tem como origem uma tese escrita por Clifford Stoll, mas que podemos classificar como pesquisa prática ou de campo.
Eu havia tomado contato com o arquivo da tese no final da década de 90, mas achei o artigo muito denso na época e deixei a leitura para um futuro. Após uns 17 anos depois, resolvi ler na íntegra o livro e achei sensacional.
Perseguir atacantes avançados em busca de conhecer suas motivações, origens ou mesmo aprender com eles, não é fácil. Agora, imagine isso na década de 1980, onde os recursos de rastreamento, logs, etc praticamente não existiam. Ai está a magia dos esforços de Clifford Stoll e sua genialidade em descobrir e criar métodos de rastreamento.
Algumas informações sobre sistemas operacionais Unix são repassadas no livro e podemos perceber um salto gigantesco em termos de ataque e defesa informática daquela época para hoje em dia.
O livro ainda trás um epílogo com a questão envolvendo o Worm de Robert Morris e o impacto que o mesmo ocasionou na época.
Vale a leitura por aqueles que apreciam a história do hacking e para perceber as mudanças que os novos tempos trouxeram.
Há um documentário no Youtube chamado "The KGB, the Computer, and Me (Complete)" que aborda essa jornada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.