segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Em busca de sentido...

"Quem tem porque viver suporta quase qualquer como".
                                                       (Friedrich Nietzsche)



Viktor E. Frankl passou horrores em campos de concentração. Perdeu familiares e amigos num sofrimento indescritível. Pode uma pessoa passar por tamanha injustiça e mesmo assim encontrar sentido nisso tudo?






Em seu livro 'Em busca de Sentido' podemos achar a resposta a essa pergunta. Eu já li diversos livros sobre campos de concentração, segunda guerra mundial, guerras, e sobre sofrimento em geral. Tudo isso num esforço de tentar compreender a mente humana e porque o mal é tão presente em nossa sociedade.

Mas eu sempre me vejo com um frase de Primo Levi na cabeça:

"Quem disse que há lógica na guerra".

De fato, quanto mais nos aprofundamos nessa temática, mais nítido se torna a realidade de que pra fazer o mal, basta um empurrãozinho (cena do Coringa de cabeça pra baixo em Batman - cavaleiro das trevas).


Viktor E. Frankl descreve a vivência em campos de concentração e chama a atenção que naquele microcosmos pode-se ver o que há de pior e  o que há de melhor nos seres humanos. Ele, assim como Primo Levi, critica fortemente os judeus que eram 'capos' dos nazista, algo pouco discutido em livros de história, mas essencial pra tentar compreender a loucura que foi aquele período.

Algumas pessoas argumentam que essas coisas não ocorrerão novamente. Eu não tenho essa certeza, pois as conjunturas podem ser criadas para se fazer o que quer que seja.

Nesse livro é apresentado a logoterapia, que tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar um sentido na vida. Eu não conhecia e achei muito interessante a forma prática de procurar encontrar respostas para questões complexas.

Na minha opinião, esse tipo de livro (falando de sofrimentos reais e demonstrando a maldade do ser-humano) deveria ser mais usado em colégios como forma de mostrar aos jovens o que eles podem ser capazes de fazer se não refletirem a respeito de seus atos.

Livro mais do que indicado em tempos onde o fascismo e o racismo crescem em todos os lados políticos.

Um comentário:

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.