Mas o passado, mesmo as piores partes vai
ficando cada vez mais brilhante"
(Sally Jupiter - Watchmen)
Como saber o futuro sobre o mercado de trabalho num mundo dominado por Inteligências Artificiais? Seria possível prever o melhor caminho a seguir para evitar estar desempregado e passar fome num sistemas cada vez mais automatizado? Que ramos não serão afetados pela automatização?
Erik Brynjolsson a Andre Mcaffe escreveram um livro fantástico sobre os impactos econômicos num mundo cada vez mais automatizado. Em seu livro "The Second Machine Age", eles listam diversos exemplos de campos afetados diretamente pela automatização.
O livro aborda ainda a descrição de saltos revolucionários que fazem com que países se tornem potências, bem como a não aplicação de tais saltos levando países a ficaram pra trás. Os impactos de revoluções industriais bem como do surgimento de inteligência artificial em setores da economia são muito bem descritos nesse livro que possui amplas referências e vasta fonte de pesquisas.
Existe um capítulo que aborda o que devemos fazer pra se precaver quando a Inteligência Artificial disputar nossos empregos (profissional de segurança da informação vai existir daqui há alguns anos?).
Há uma parte abordando a questão da escolaridade e do porquê de você que estuda deve tomar muito cuidado.
Mais uma leitura interessante para aqueles que desejam enxergar o impacto que a Inteligência Artificial e os sistemas de automatização estão causando em vários setores. O livro é de 2015, então, muita coisa já rolou e alguns pensamentos otimistas dos autores já não podem ser mais vistos de modo tão otimista.
O que o futuro nos reserva? Desemprego em massa e extinção de profissões consideradas seguras?
Recomendo a leitura e o olhar crítico sobre a atual condição de trabalho e prospectivas alistadas no livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.