ilusão teimosamente persistente."
(Albert Einstein)
Serão as máquinas inteligentes nossa Invenção Final?
Caso a singularidade venha a causar o perigo da extinção humana, seria possível viajarmos no tempo para impedirmos que ela aconteça?
A preocupação com as consequências da singularidade é bem descrita na obra de James Barrat - Our Final Invention - Artificial Intelligence and The End of The Human Era - onde ele entrevista dezenas de profissionais e pessoas envolvidas com Inteligência Artificial e Singularidade.
Alguns pontos vale a pena destacar, tais como a citação de que atacantes cibernéticos causaram apagões de energia elétrica no Brasil, e que sistemas SCADA e de infraestrutura crítica poderiam ser vitimados facilmente por Super Inteligências Artificial.
Quem lida com segurança da informação sabe que malwares inteligentes já são uma realidade e que o prejuízo que eles causam é na ordem de milhões de dólares. Há uma parte no livro em que o autor descreve os problemas envolvendo a Stuxnet e como as versões posteriores dela foram alteradas para atacar qualquer centrífuga e não apenas as que estavam localizadas no Irã(previamente codificadas pelos criadores do malware). Evidenciando assim a total falta de controle que um criador de malware tem sobre sua criação.
Essa falta de controle pode ocorrer num eventual malware usando recursos de inteligência artificial.
Apesar de não ser um técnico, a opinião de um documentarista e escritor é valiosa quando bem embasada com argumentos e citações verídicas. E é isso que James Barrat fez em sua obra. Ele entrevistou desde os que defendem a IA Amigável, tais como Ray Kurzweil, bem como os que acreditam que a Singularidade pode significar o fim da era humana.
Diante de um cenário catastrófico, alguém pode imaginar um escape por criar uma máquina de viagem no tempo e impedir que a singularidade aconteça. Para aqueles que tenham isso em mente, recomendo o livro de Louis A. Del Monte - How to Time Travel, que descreve vários aspectos interessantes sobre viagem no tempo.
Quem estuda física de modo sério sabe que a possibilidade de viagens no tempo não é mera ficção. No entanto, o livro descreve de forma bem didática os problemas envolvendo os paradoxos e a criação de máquinas capazes de executar tal proeza.
O livro ainda mostra mais uma equação capaz de conjecturar a possibilidade de viagem no tempo. Equação essa 'descoberta' pelo próprio autor do livro chamada 'The Existence Equation Conjecture'.
Pretendo em posts futuros escrever mais sobre essa questão - viagem no tempo - e falar um pouco sobre como a física moderna trata esse assunto.
Os dois livros são bons e vale a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.