mas sim pelas dificuldades que superou no caminho."
(Abraham Lincoln)
Quando se fala em inteligência artificial forte, pensa-se em criar uma máquina inteligente capaz de simular todo o cérebro e pensamento humano. Para que isso tenha sucesso, é preciso criar uma mente e também criar algo parecido com a consciência nessa mente. Ai reside um grande desafio...
O livro de Marc Seifer é uma verdadeira viagem esotérica em conceitos como teoria da relatividade e física quântica. Ele tenta descrever a real possibilidade da consciência estar localizada em uma dimensão diferente do espaço-tempo e nesse contexto, a possibilidade do pensamento viajar a velocidades superiores a velocidade da luz.
O livro cai em questões de esoterismo que de fato fogem um pouco a temática secular. Mas o ponto de reflexão que me trouxe a mente é justamente a dificuldade que se pode ter em criar uma mente.
Caso, a consciência realmente 'resida' em uma dimensão ainda materialmente inacessível, os esforços em criar uma mente consciente podem barrar em conceitos teóricos/filosóficos fortes que limitam qualquer desenvolvimento nesse sentido.
Assim como Kurt Gödel demonstrou limitações à lógica matemática, pode ser que existam limitação no que se pode construir com a IA forte.
Então, antes de qualquer afirmação sobre a possibilidade de se criar algo, precisamos primeiro entender o que é esse algo. Em se tratando de criar uma mente consciente, precisamos saber o que é consciência e só depois especular a possibilidade de criar uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.