domingo, 26 de abril de 2015

Oblivion, Screamers e as sutilezas de uma IA

"A coragem alimenta as guerras,
 mas é o medo que as faz nascer."
              (Émile-Auguste Chatier)

Mais dois filmes interessantes sobre Inteligência Artficial que nos levam a diversas reflexões. São eles Oblivion e Screamers. Ambos demonstram uma sutileza gigantesca que uma Inteligência Artificial pode demonstrar.




Existem vários filmes que abordam uma rebelião de cyborgues e inteligências artificiais e 'Screamers' é um deles. Um verdadeiro clássico de ficção científica bastante tenso que aborda a possibilidade de sistemas inteligentes criarem sistemas mais inteligentes ainda. 

Um ponto interessante a se destacar nesse filme é a questão dos sistemas evolutivos e adaptativos. O filme descreve bem o que um sistema evoluído é capaz de fazer quando na cena em que o humano fala para a máquina:

- Vocês evoluíram. Já estão até mesmo matando uns aos outros.

Essa afirmação nos leva a refletir sobre até onde uma inteligência é capaz de ir em busca de permanecer existindo. Todos os seres vivos lutam para sobreviver. Então, por que uma máquina inteligente seria diferente?

Máquinas inteligentes podem aprender a ter e a demonstrar sentimentos e o final do filme demonstra isso de forma magistral.


Oblivion é um desses filmes que tem alto orçamento e efeitos especiais de primeira. De início, a temática do filme pode parecer confusa, mas é bem desenvolvida ao longo do filme.

Mas o ponto a destacarmos é como uma Inteligência Artificial é capaz de mentir e sutilmente enganar a humanos. Eu já havia abordado a questão da necessidade de uma  Inteligência Artificial precisar mentir para ser considerada forte. Essa questão é bem destacada nesse filme.

O fato bem explorado em ambos os filmes é o que um ser, seja ele criado artificialmente ou não, é capaz de fazer para sobreviver. E como os humanos podem ser manipulados por máquinas para a expansão e sobrevivência das mesmas.

Uma das maiores preocupações dos defensores que a singularidade vai trazer problemas é que uma inteligência artificial forte pode precisar cada vez mais de energia e recursos para 'expandir', levando a situações onde batalhas por energia e recursos se tornem necessárias. Em outras palavras, os humanos vão precisar lutar contra IAs por recursos de sobrevivência e expansão.

Os dois filmes são bons, mas Screamers me levou a reflexões maiores. Recomendo ambos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.