segunda-feira, 22 de junho de 2015

V.I.S.H.N.U HQ - Obra prima sobre o futuro da IA

"Now I am become Death, the destroyer of worlds."
                                      (Frase de Vixnu - Bagavadguitá)
                                      (Citada por Robert Oppenheimer após explosão da bomba atômica)

Histórias em quadrinhos criativas há aos montes, mas com a temática da singularidade tecnológica e Inteligência Artificial são poucas. E V.I.S.H.N.U é uma obra prima que aborda diversas questões interessantes de forma magistral.




Podemos ver nessa HQ temas intrigantes tais como singularidade, um mundo distópico a la George Orwell, cyberpunk, transcendência e etc. Logo no começo vemos uma Entidade Artificial Inteligente ser capaz de resolver a Conjectura de Goldbach, um dos mais difíceis problemas de matemática e um dos problemas presente nos 7 desafios do milênio do Clay Math Institute.

Os desenhos gráficos são fantásticos. Os personagens cativantes são soberbamente descritos entre um quadro e outro.

Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi uma parte onde uma IA suicida-se. A obra não explica muito bem o porquê do suicídio, mas o ponto me fez refletir sobre se uma Inteligência Artificial evoluída poderia sentir depressão, tristeza e até mesmo vir a suicidar-se.

Esse ponto é bem especial pois semana passada(17/06/2015), pesquisadores do Google apresentaram informações sobre uma espécie de rede neural capaz de processar(criar) imagens semelhantes a sonhos. 

Se máquinas são capaz de 'sonhar', pode ser que em breve a realidade retratada em V.I.S.H.N.U possa via a se tornar uma realidade.

Finalizando, quero informar que se trata de uma HQ feita por brasileiros. E uma excelente resenha sobre a mesma pode ser visualizada abaixo:


Recomendo fortemente a leitura e apreciação. trata-se realmente de uma obra prima do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.