quarta-feira, 24 de junho de 2015

Serial Killers, Zodíaco, Sistemas Inteligentes e Criptografia

"A prova é a testemunha"
                   (Ilana Casoy)

A Inteligência Artificial está cada vez mais sendo usada pelas polícias do mundo todo para procurar suspeitos de crimes. Então, devemos esperar o surgimento de softwares capazes de elucidar crimes e procurar por criminosos. 

Nesse cenário, será que o assassino do Zodíaco seria facilmente descoberto e capturado por esses softwares inteligente?





Ilana Casoy é uma criminóloga brasileira especialista em serial killers. Escreveu vários livros sobre serial killers e em um deles - 'Serial Killers - Louco ou Cruel' - ela cita dois softwares usados pelo FBI e polícia canadense para traçar perfis de assassinos seriais e outros criminosos.

Ela cita esses softwares nominalmente como Vicap do FBI e PowerCase da polícia canadense. Talvez os nomes reais dos softwares sejam outros, mas os programas de fato existem e são bem reconhecidos.

Sistemas Inteligentes capazes de correlacionar perfis existem aos montes. No entanto, desconheço o uso de tais para correlacionar perfis de criminosos no Brasil. Aqui existe o infoseg, um sistema de banco de dados de informações sobre pessoas(sim, os meus e os teus dados também estão lá), utilizados pelos órgãos de segurança pública. Mas ele está longe de ser um sistema inteligente que 'procura' criminosos.

Os atuais algoritmos de Data Mining, Machine Learning e IA podem ser facilmente implementados para se criar sistemas capazes de detectar perfis de assassinos, sejam eles seriais ou não, e até mesmo ajudar na solução de crimes, literalmente encontrando criminosos. Me pergunto, se tais sistemas não seriam mais efetivos do que muitas polícias por ai.

Então, esperamos ver em breve o aumento de sistemas inteligentes capazes de solucionar crimes e prender assassinos e criminosos.

O livro destaca ainda o serial killer conhecido como Zodíaco. Eu já li alguns livros sobre ele e destaco o livro 'Zodíaco' de Robert Graysmith. Uma resenha pode ser lida em:


Há ainda vários filmes que abordam o tema 'assassino do zodíaco', mas destaco:

  • O Zodíaco - filme baseado no livro citado acima de Robert Graysmith;


Há ainda uma séria fantástica do final da década de 1990 chamada 'Millenium' (mesmo autor de Arquivo X) que tinha um episódio sobre o assassino do zodíaco, um verdadeiro clássico.

Mas porque estou falando sobre isso?

Criptografia foi algo que envolveu todo esse caso do Zodíaco. Ele chegou a escrever cartas aos jornais da época com 'criptogramas' contendo informações, inclusive sobre sua identidade. Alguns foram decriptografados por criptoanalistas amadores. Outros ainda estão sendo objetos de estudo.

O jornalista Robert Graysmith que investigou esses assassinatos cita em seu livro um clássico de Criptologia:

  • The Code-Breakers - David Kahn;



Um verdadeiro epopeia de criptologia que descreve diversas cifras e provavelmente foi usado pelo assassino do Zodíaco para criar o seu sistema de criptografia.

Então, a questão inicial se o assassino do zodíaco seria capturado por softwares de inteligência artificial é uma questão aberta. Particularmente acho que seriall killers são inteligentes e que pouquíssimas polícias no mundo estão habilitadas para capturá-los. No entanto, vejo que a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada nesse campo e até mesmo ser usada em países onde praticamente não existe polícia investigativa, como é o caso do Brasil. 

O custo pra ser manter softwares inteligentes capazes de fazer correlação de crimes e procurar por criminosos seria bem mais barato do que manter um quadro de policiais incompetentes e corruptos que são incapazes de resolver crime algum. 

Finalizo esse post afirmando que de fato, polícia inteligente será polícia usando inteligência artificial como o principal meio pra ser capturar criminosos. E que os dias de criminosos inteligentes como o assassino do Zodíaco se tornarão cada vez mais difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.