quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alphaville e Mr Nobody

"O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um,
  e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove."
                                                                                             (Fernando Sabino)

Segue mais duas dicas de filmes para embaralhar a nossa mente e nos fazer pensar sobre nossas
escolhas.







Alphaville é um filme francês de 1965 que dentre outras coisas narra a história de uma cidade 'controlada' por um super-computador. O questionamento que podemos fazer é que hoje, computadores já controlam determinados sistemas, tais como centrais de energia elétrica, aguá,  e sistemas de montagens. etc. Será que algum dia um computadores serão capazes de controlar cidades e até mesmo pessoas? 

O filme chama a atenção a essa questão e aborda os problemas que isso pode vir a ocasionar.

Um dos pontos fortes que achei foi que o computador resolvia tudo 'logicamente', e ao ser 'torturado', o agente disse algo muito interessante sobre 'poesia' e a necessidade do mundo ter poesia.



Um outro filme que assisti recentemente foi Mr Nobody. Tentei comprá-lo, mas não achei para venda em lugar algum em .br/.pt. Vemos nesse caso como a Internet e o compartilhamento de filmes, músicas e etc é importante, pois do contrário ficaríamos sem acesso a uma grande obra de arte.

O filme mescla física quântica com teoria do caos e por ai vai. Demonstra de forma clara o que as nossas escolhas podem fazer com o nosso futuro. É um filme pra assistir concentrado, mas não tem nada de complexo, a mensagem é bem simples e direta.

Há boas resenhas de ambos os filmes na internet e eu recomendo a quem deseja meditar em assuntos como singularidade e física quântica assistirem a ambos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.