sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Física do Impossível

"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar.
  Perder tempo é estragar a vida."
                                                   Franz Kafka


Michio Kaku é uma personalidade no mundo de divulgação científica, com vários livros excelentes que abordam temas bem controversos.

Em 'Physics of the Impossible', ele vai além e descreve como algumas coisas consideradas impossíveis podem se tornar realidade.





Os livros de Michio Kaku são um sucesso. Tanto que esse livro se encontra esgotado em português. Eu li outros livros dele e de fato, ele consegue abordar questões complexas com uma didática excelente.

Em 'Physics of the Impossible' - Física do Impossível, em português - vários temas complexos são abordados, desde viagem acima da velocidade da luz, armas de destruição em massa usando lasers, viagem no tempo, motor perpétuo(Moto-contínuo) até vida extraterrestre e muito mais.

Mas o capítulo 7 fala sobre 'Robots' e aborda a questão da inteligência artificial. 

Esse livro foi escrito em 2008, então talvez a opinião de Michio Kaku possa ser diferente hoje em dia. Mas nesse capítulo ele aborda os robôs sob a ótica da Inteligência Artificial como sendo uma classe I de impossibilidade, ou seja, ele aparenta não acreditar que computadores possam se tornar inteligentes, mas que talvez seja possível alcançar alguma inteligência de máquina até o final desse século.

Em 2008, conceitos como 'Deep Learning' e vários modelos de machine learning inclusive usando 'Ensemble' não eram massificados, então qualquer análise do futuro da inteligência artificial deve ser refeita após a descoberta e divulgação desses algoritmos e métodos.

Há um outro livro dele chamado 'Física do Futuro' de 2012, onde ele aborda essa questão novamente. No entanto, eu ainda não o li, então vou deixar em aberto para comentar depois de ler esse outro livro o que de fato o Michio Kaku quis afirmar e qual a visão mais atual dele quanto a esse assunto.

Recomendo fortemente a leitura dos livros dele. Mas vale frisar ainda que há uma série de documentários sobre ele e seus livros na internet, e no Youtube tem alguns episódios de Física do Impossível.

Então, se você gosta de ciência e física, vale a pena uma conferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.