quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Inovação e os inovadores

"A necessidade é a mãe de todas as criações."
                                                     (Platão)

Mais um livro sobre Steve Jobs e Bill Gates???

- Não! Em 'Os inovadores' esses personagens são coadjuvantes, e finalmente a abordagem mais factível sobre o que é invenção e processo criativo é vista num livro sobre inovação.






Em 'Os Inovadores', Walter Isaacson aborda a história da criação dos computadores sobre a ótica de que foi uma invenção coletiva com dezenas de pessoas participando em colocar um parafuso nessa grande engrenagem.

Sempre que eu parava em alguma biblioteca de aeroporto, esse livro estava lá na vitrine, bem em evidência. E quando eu via a foto do 'Steve Jobs', eu desistia de comprar. Por que?

- A maioria dos livros sobre inovação gosta de citar Jobs como o cara da inovação. Sendo que na verdade a história é outra. E de certo modo, esse meu preconceito me fazia desistir de comprar e ler o livro 'Os Inovadores'.

Eu já tinha lido vários livros sobre Steve Jobs, inclusive a própria biografia feita pelo Walter Isaacson:





E o que vi nesses livros foram fábulas de um super-humano capaz de criar coisas fantásticas 'alterando a percepção da realidade' dos que trabalhavam com ele. Não sei quanta pancada era necessário dar nessas pessoas para se ter essa alteração da realidade, mas Steve Jobs é retratado como um cara de ideias geniais nesses livros e com poderes sobrenaturais, mas...

Em 'iWoz', nós vemos outra história. Escrita pelo cara que 'realmente' trabalhou com Steve Jobs na criação da Apple - Steve Wozniak:



Nesse livro, a ótica da criação é na técnica e não na gestão, logo a visão de Steve Jobs como gênio criador se evapora. Esse livro serviu como base para o filme/documentário - Pitaras do Vale do Silício.

Eu sou tecnicista e penso que sem técnica não há criação. Mas sei muito bem que num mercado dominado pela ganância, sem investimento e sem gestão um produto não se torna popular e nem rentável. E isso é muito bem abordado em 'Os Inovadores'. 

Walter Isaacson demonstra que sem os técnicos não haveriam computadores, mas também sem empresários e investidores, os computadores não seriam o que são ou talvez todo o avanço tecnológico tivesse sido bem mais devagar. 

Há um capítulo no livro que fala do software livre e fala sobre Linus Torvalds e Richard Stallman.





Para finalizar esse post, cito ainda o livro de Steven Levy - 'Hackers - Heróis da Revolução' que em sua última versão aborda alguns dos nomes citados no livro 'Os Inovadores', mas Levy vai mais além e descreve que os hackers em sua origem foram os precursores de toda revolução tecnológica envolvendo computadores.

Como um último adendo, Walter Isaacson faz um bela homenagem as mulheres de TI no livro 'Os Inovadores', em especial a Ada Lovelace.

Esses são alguns dos literalmente centenas de livros de informática que li em minha vida e aos poucos vou repassando alguns deles que eu considero boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.