Stands a solitary candle, ah-ah, ah-ah
In the centre of it all, in the centre of it all
Your eyes"
(Blackstar - David Bowie)
Que Philip K. Dick viaja em seus escritos, isso é um fato! Mas em Ubik ele consegue ir além, questionando em que níveis uma realidade pode habitar.
Ubik é um livro genial, que aborda desde a capacidade da mente em se 'deslocar do corpo', até mesmo questões envolvendo telepatia, mudança do futuro(ou seria presente?) até mesmo o consumismo das massas(uma porta cobrando moedas para ser aberta é demais!).
Mas a abordagem que me chamou muito a atenção foi mesmo a questão dele brincar com realidades.
Qualquer pessoa inteligente chega a questionar a sua realidade em um dado momento de sua vida. A se perguntar: Quem eu sou? De onde sou? O que é isso tudo que me rodeia?
A existência e a realidade passam a ser um estudo 'empírico' do nosso próprio ser e nesse campo, Philip K. Dick tem muito a nos dizer.
Não é fácil abrir a mente e contemplar que o universo em que vivemos pode ser apenas um em infinitos universos, e que nossa vida e significância pode não ser lá muita coisa frente a vastidão de pessoas, estrelas, galáxias, universos, seres vivos(materiais ou não) e etc que podem existir. Ao mesmo tempo, podemos estar divagando numa realidade 'solipsista' em que a nossa existência é única num universo habitado unicamente pela nossa mente.
Será que é você quem cria a sua realidade? Ou somos reféns de um universo que impõe suas leis e devemos única e exclusivamente nos adaptar a elas?
A Física Quântica apresenta diversas questões não intuitivas que tem levado alguns a questionar a realidade como sendo nada mais que escolhas de nossas mentes. Amit Goswami, Fritjot Capra, dentre outros tem levado esse pensamento bem a sério. Mas há fortes questionamentos e eu gostaria de compartilhar outro livro que li e questiona esse tipo de pensamento:
O livro se chama 'Pura Picaretagem' de Daniel Bezerra e Carlos Orsi.
Apesar de ser um livro básico e sem abordar profundamente os pensamentos das pessoas que ele mesmo critica, vale a pena a leitura. Não vou dizer que apoio ou sou contra tal livro, mas acho que cada leitor deve tirar suas próprias conclusões.
Aprendi ao longo dos anos a importância de escutar vários lados e várias opiniões antes de tirar conclusões sobre alguns assuntos. Então, se você tem interesse em conhecer uma opinião crítica aos escritos dos pensadores já citados, vale a pena a leitura desse livro.
Particularmente, ainda tenho muito a me aprofundar e espero em breve estar relatando maiores informações a respeito de pensamentos sobre realidades que não é facilmente assimilável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.