terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobre o Brasil

"Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão."
                                                                                (Confúcio)

O Brasil tem enfrentado um grave momento de corrupção generalizada. Mas será que se trata de um momento ou sempre foi assim?

Algumas pessoas acreditam fielmente apenas naquilo que a mídia tradicional ou grande mídia descreve, mas quase sempre há mais coisas a serem descobertas. Então, pra entender um pouco o Brasil atual, recomendo algumas leituras.





Eu não me lembro de um período em que o Brasil tenha sido um país com poucos casos de corrupção. Talvez porque eu não seja ainda tão velho, mas desde criança sempre vi um emaranhado de corrupção e ladroagem,

Eu nasci após a Lei do Gerson ser estabelecida. Então, tenho tentado estudar e usado o hacking pra compreender melhor o que se passa nesse país para ter tanta roubalheira e corrupção. Obviamente que não tenho ainda resultados conclusivos, mas eu especulo que seja sim um problema cultura

Em outras palavras, acredito fortemente que grande parte dos brasileiros são desonestos, ladrões e mentirosos. E essas qualidades tornam o país um lugar ideal para corrupção e ladroagem. 

O livro 'Raízes do Brasil' de Sérgio Buarque de Holanda aborda um pouco dessa questão sob a perspectiva histórica. Publicado em 1936, ainda é atual pois pouca coisa realmente mudou na compreensão das origens da desonestidade no Brasil. 

Enquanto outras nações se empenhavam em trabalhar arduamente em busca de sustento, países como Portugal e Espanha se encarregavam que saquear outros países e infelizmente o Brasil teve uma forte influência desses países em sua formação, ou seja, o Brasil foi colonizado por um bando de ladrões.

A forma como a côrte de Portugal se instalou no Brasil tem resquícios até hoje, onde o Estado e alguns privilegiados se aproveitam da mão de obra alheia para enriquecer sem trabalhar. E alguns livros modernos nos confirmam essa questão.




O Livro 'Adoráveis Bandidos' de Palmério Dória descreve toda a corrupção no governo José Sarney, com direito a um caso surrealista onde uma mala cheia de dinheiro é desviada de um avião e isso levou o então presidente José Sarney a ter um enfarte. Um livro com essa capa por si só já deveria nos questionar, como pode esse indivíduo ter se tornado presidente da república? - Mas ai eu recomendo a você assistir ao filme de Glauber Rocha - 'Maranhão 66'. 




Antes de você dizer que é por causa da falta de edução e da miséria que esse tipo de político se prolifera, saiba que muitos 'intelectuais' e pessoas ditas 'esclarecidas'  votaram em Fernando Henrique Cardoso. Mas o governo FHC foi diferente? Foi mesmo?

Então, na época de Sarney, a corrupção já era endêmica. Mas no governo de Fernando Henrique Cardoso parece que a coisa aumentou ainda mais. 

O livro 'A Privataria Tucana' de Amaury Ribeiro vai te mostrar que os esquemas de corrupção envolvendo o PSDB e em especial as privatizações são escandalosos.





Esse livro descreve esquemas de corrupção nos principais nomes de governo FHC, inclusive gente que ainda hoje se encontra na ativa. Ai podemos nos perguntar, como a justiça não prende esse pessoal?

Temos a resposta no excelente  livro 'Operação Banqueiro' de Rubens Valente que descreve como o ministro Gilmar Mendes do STF mandou soltar o banqueiro corrupto Daniel Dantas.



Esse livro nos mostra que todo o Estado brasileiro se encontra infestado de corrupção. E que banqueiros, empresários, políticos e juízes corruptos dominam as esferas públicas.

Para termos uma ideia, o delegado responsável pela Operação Satiagraha, que foi a operação responsável pela prisão do banqueiro condenado Daniel Dantas, Protógenes Queiroz se encontra hoje em asilo político na Suíça, enquanto Gilmar Mendes e Daniel Dantas se encontram soltos e muito bem aparecidos na mídia.




O Delegado Protógenes escreveu um livro chamado 'Operação Satiagraha' que descreve justamente a Operação que culminou na prisão do banqueiro. No entanto, esse livro é apenas para quem acompanhou ou conhece as informações e pessoas envolvidas nesse caso, pois ele usa codinomes para as pessoas, por exemplo, usa MORCEGÃO para se referir ao Daniel Dantas, então eu recomendo ler primeiro o livro do Rubens Valente e depois ler esse do Protógenes.

Existem ainda outros livros que descrevem bem o que é o Brasil e o porquê dessa conjuntura atual. Como sabemos, os governos Lula e Dilma não são exceções em termos de corrupção generalizada. Em outros posts, irei descrevê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.