deve cultivar a Matemática."
(Matila Ghyka)
Em tempos de muito trabalho e correria, ainda há espaço para compartilharmos mais obras e tocar esse blog com atualizações. A vida é uma correria sem fim.
Mas vamos a um assunto que interessa, matemática.
A Matemática pode ser fascinante, principalmente quando seus mistérios demonstram beleza e arte.
No livro - Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos - de Ian Stewart, podemos ver que a beleza de conjecturas matemáticas é capaz de cativar mentes brilhantes em busca de soluções criativas.
Esse livro aborda de maneira magistral, alguns temas profundos da matemática e descreve em pormenores algumas conjecturas bastante conhecidas no ramo. é um livro pra ser lido num só fôlego.
Destaque vai para os capítulos sobre Hipótese de Riemman e Conjectura de Poincaré, onde há um bom fundo histórico.
Pegando gancho nesse post, assisti ao filme "O homem que viu o infinito", que conta um pouco da história de Srinivasa Ramanujan, um famoso matemático que contribuiu em diversas áreas da matemática, inclusive teoria dos números com conjecturas sobre números primos e análise numérica.
O filme aborda um pouco de sua vida pessoal, mas ainda destaca bem os dias que Ramanujan passou no Trinity College ao lado de outros grandes matemáticos como Hardy e Littlewood. Vale a pena assistir.
Ramanujan não era 'formalista' e acreditava que suas conjecturas simplesmente eram demonstradas or sua deusa hindu. Infelizmente, morreu muito cedo, mas deixou um grande legado para muitos.
Não resta dúvidas que seu raciocínio era original e que sua humildade o fez escalar gigantes montanhas matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.