(Aristóteles)
O xadrez pode ser visto como um esporte focado em processos mentais e que, de algum modo, exige inteligência para ser um bom jogador. O xadrez trabalha conceitos como estratégia, tática e pensamento profundo que exigem muito esforço para serem desenvolvidos.
Garry Karparov é considerado um dos maiores enxadrista de todos os tempo. Ele escreveu um excelente livro abordando inteligência artificial e xadrez.
Não é por nada que Garry Kasparov demonstra grande conhecimento sobre inteligência artificial em seu livro, pois ele frequenta anualmente um congresso com os maiores nomes da inteligência artificial em todo mundo, que inclui Nick Bostrom dentre outros, além de estudar fortemente a temática desde a década de 80.
Em seu livro, ele aborda muito bem(mesmo que superficialmente) alguns tipos de 'inteligência artificial', e demonstra alguns problemas envolvendo a utilização de jogos de tabuleiro como xadrez, Go, etc para tentar compreender o que é a inteligência humana.
Os computadores na atualidade são muito superiores aos humanos em jogos como xadrez. Existe até um ranking diferenciado para analisar programas de computador:
Quando Kasparov perdeu o match para o Deep Blue em 1997, o principal algoritmo utilizado em programas de xadrez era baseado em força bruta - Busca em Profundidade com heurística e base de conhecimentos de milhares de jogos. Hoje em dia, existem outras abordagens para o computador jogar xadrez como as utilizadas pelo AlphaZero, que trabalham conceitos como Reinforcement Learning, Redes Neurais(Deep Learning) e algoritmos mais inteligentes de busca(Monte Carlo Tree Search)..
Mas o questionamento de Kasparov continua válido: podemos compreender melhor o que é a inteligência humana a partir dos algoritmos utilizados por esses programas?
O livro ainda aborda o embate feroz entre Kasparov e a IBM. Descreve a angústia de perder para o computador e questiona se realmente a derrota não teve participação humana do lado do computador (isso por conta de uma jogada super criativa executada pelo computador).
E um ponto abordado durante toda a leitura é o uso de máquinas para aumentar a capacidade humana. Isso tem sido usada em diversos campos, e eu mesmo tenho pesquisado o uso de Inteligência Artificial aplicada a Segurança da Informação.
Leitura mais do que recomendada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.