quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ben Goertzel e 10 anos para a singularidade

"4, 3, 2, 1
Earth below us
drifting, falling.
Floating weightless
calling, calling home..."

(Peter Schilling - Major Tom (Coming Home))


Muito se especula sobre quando a Singularidade Tecnológica se tornará realidade. Alguns cientistas e pesquisadores de Inteligência Artificial acreditam que na próxima década já teremos o salto tecnológico que vai dar impulso à singularidade tecnológica. E um dos mais destacados a pensar assim, se chama 'Ben Goertzel'.





Em seu livro - 'Ten Years to the Singularity' - Ben Goertzel aborda em diversos ensaios a possibilidade da singularidade tecnológica ser "antecipada". Ele descreve que se as empresas financiarem em peso e mantiverem os projetos em andamento, a AGI(Inteligência Artificial Geral, em inglês) se tornará uma realidade antes do tempo.

Em vários dos seus ensaios ele descreve as experiências que teve em diversos projetos de inteligência artificial e aborda os desafios que se encontra em tais projetos. Analisa a questão dos Bots usando Processamento de Linguagem Natural, também faz crítica aos que acreditam que a AGI não vai ser amigável, e faz também uma viagem filosófica sobre a questão envolvendo IA e consciência. 

Finaliza o livro com descrições sobre o 'Cosmism' e religião.

O livro é bom, vale a pena para conhecer diversos aspectos envolvendo pesquisas em Inteligência Artificial e Transumanismo. Vivemos hoje numa infestação tecnológica crescente, e ninguém sabe qual tecnologia vai emergir no próximo ano.

As pessoas estão sendo usadas como cobaias em experimentos que devem levar ao surgimento de novas e novas tecnologias, em especial no ramo de entretenimento. 

Ben Goertzel é uma idealista que pensa parecido ao Ray Kurzweil e acredita que a tecnologia será usada para o bem da humanidade. 

Há um capítulo desse livro que aborda a questão do uso de Inteligência Artificial para barrar o envelhecimento humano ou mesmo criar algo como rejuvenescimento. Ele cita um famoso pesquisador da área, Aubrey de Grey, e seus tópicos de pesquisa com esse objetivo.

Particularmente, acredito que a singularidade tecnológica está batendo às portas, mas o desfecho ainda está longe de ser visualizado. E eu não compartilho a visão dos otimistas, acho que teremos grandes problemas se não forem criados ressalvas de segurança capazes de impedir o pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.