quinta-feira, 7 de julho de 2016

Conselhos para Managers

"Uma das missões mais nobres de um indivíduo
 é fazer com que os outros saibam prosseguir
 sem sua presença."
                                         (Baudelaire Guinevere)

Algum tempo atrás morreu Alberto Fabiano, um grande conhecido em listas de discussão que versava muito bem sobre diversos temas, inclusive Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Infelizmente, não o conheci pessoalmente.

No entanto, em um post em seu blog, eu tomei conhecimento sobre o IBM Black Team e fiquei extremamente curioso a respeito disso e decidi comprar e ler o livro citado em seu post.



O post a que me refiro segue no link abaixo:


De fato, o livro 'Peopleware: Productive Projects and Teams' de Tony Demarco e Timothy Lister é excelente. E o capítulo sobre o IBM Black Team é literalmente ofuscado pelo restante do livro.




O livro trás inúmeros conselhos para managers(gerentes de projetos) sobre como lidar com equipes, formar equipes, lidar com problemas na execução de projetos, avisa sobre pontos que causam problemas e orienta sobre como salvar alguns projetos que já nasceram para o fracasso.

Além disso, define muito bem conceitos como o mal uso do email, reuniões desnecessárias, relatórios e documentação que mais atrapalham do que ajudam, posicionamento do manager frente a crises e por ai vai.

Cita ainda inúmeros cenários de crise e como ser bem sucedido em orientar uma equipe que pode estar desmotivada.

Do primeiro ao último capítulo(e são vários) sempre há um conselho a ser absorvido por quem gerencia ou vivencia a criação de projetos e trabalha em equipe.

Diferente de muitos livros de auto-ajuda usados para liderança que só falam bobagens, esse livro foi escrito por pessoas inteligentes que tem mesmo experiência em gerência de projetos e equipes.

Até mesmo os últimos capítulos são proveitosos, onde os autores fazem uma excelente analogia entre managers e o gigante dinamarquês 'Holger Danske', Free eletrons e equipes ou pessoas com liberdade para pilotar projetos, War Games como estratégia motivacional e etc. 

O livro também orienta sobre como trabalhar a questão dos prazos e da qualidade do produto, algo que é muito problemático no sistema corrido de hoje.

Uma leitura que vale mesmo a pena.

Finalizo esse post observando que mesmo depois de já ter partido, Alberto Fabiano ainda continua sendo um facilitador e divulgador de conhecimento. E ele realmente faz uma grande falta nas mail lists.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados visando evitar spams e permitir discussões sadias.